| 08/10/2008 15h07min
A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou, nesta quarta, a aprovação do retorno do norte-americano Lance Armstrong às competições profissionais. O atleta, heptacampeão da Volta da França, disputará o Tour Down Under, primeira etapa do UCI ProTour e que ocorre entre 20 e 25 de janeiro na Austrália.
– A UCI tomou a decisão após levar em conta as disposições regulamentares aplicáveis e os imperativos da luta contra o doping, que é uma prioridade número um para a entidade – disse o organismo em nota.
Ainda de acordo com o documento, a Federação de Ciclismo diz que, de acordo com o artigo 77 do regulamento antidoping, introduzido em 2004, um corredor aposentado não pode voltar à competição sem avisar a UCI com seis meses de antecedência. A norma é aplicada para que o ciclista esteja disponível para os exames antidoping fora de competição. Armstrong não poderia voltar até fevereiro do ano que vem, mas a UCI levou em conta os avanços do programa de luta antidoping.
– Graças a estas melhoras (grande aumento do número de exames, principalmente fora de competição, e a introdução do passaporte sanguíneo), os corredores estão submetidos hoje em dia a uma vigilância notavelmente reforçada em comparação com o passado – completou o documento.
A UCI acrescenta que o objetivo do artigo 77 desde sua introdução, em 2004, pode ser feito de uma melhor forma por meio de uma cuidadosa aplicação dos atuais métodos do programa antidoping.
– Confirmamos que Lance Armstrong é e será alvo de uma estrita vigilância do período prévio ao seu retorno – disse.
No início de setembro, Armstrong confirmou seu retorno à competição em 2009 com a intenção de ganhar a Volta da França pela oitava vez. O norte-americano, de 37 anos, deixou a competição em 2005, após a sétima vitória na prova.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.