Notícias

 | 13/05/2008 18h47min

Intolerantes Zenit e Rangers decidem a Copa da Uefa

Time russo não contrata negros, e os escoceses passaram a aceitar católicos em 1989

O campeão da Copa da Uefa será conhecido nesta quarta. A partir das 15h45min, Zenit-RUS e Rangers-ESC se enfrentam no Estádio City of Manchester, na cidade inglesa. O clicRBS acompanha no Minuto a Minuto. Os dois times possuem um histórico de intolerância, racial no caso dos russos e religiosa entre os escoceses.

O Zenit tem uma torcida declaradamente racista. O técnico da equipe, o holandês Dick Advocaat, já admitiu que não pode contratar jogadores negros, “porque a torcida não quer”. Por sua vez, há quase 20 anos, o Rangers deu um passo à frente contra o preconceito: o clube de origem protestante e mais de 130 anos de fundação mudou a política de contratações ao abrir as portas para os católicos.

De zebra a favoritos

O Zenit poderia ser chamado de zebra da Copa da Uefa. Ao longo da competição, a equipe passou por adversários difíceis, sempre sob a desconfiança dos críticos. Mas passou a ser a favorita ao título após golear o poderoso Bayern de Munique por 4 a 0 na Rússia, após arrancar empate em 1 a 1 na Alemanha pelas semifinais.

Dono do melhor ataque da competição, o Zenit não poderá contar com seu principal destaque. O atacante Pavel Progrebnyak, artilheiro da Copa da Uefa com dez gols, está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. A vaga está sendo disputada entre Tekke e Fayzulin, segundo o Globoesporte.com.

Retranca escocesa

O Rangers também percorreu um caminho difícil e surpreendente até a decisão, mas com um estilo diferente de jogo. Enquanto os russos gostam de atacar, os escoceses priorizam a defesa. Tanto que a vaga na final veio nos pênaltis, após dois empates sem gols com a Fiorentina. O goleiro Allan McGregor não é superado desde a segunda partida das oitavas-de-final, o que mostra a força da retranca montada pelo técnico Walter Smith.

Será a primeira final européia do Rangers em 36 anos – o único título conquistado foi o da antiga Recopa. Por isso, o gigante escocês sente a pressão da conquista. Mas o técnico Walter Smith não poderá contar com três peças importantes: os atacantes Steven Naismith e Chris Burke e o goleiro Allan McGregor.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.