Notícias

 | 13/02/2008 17h12min

EUA pedem que Farc libertem todos os reféns

Americanos Marc Gonsalves, Thomas Howes e Keith Stansell foram seqüestrados pela guerrilha em 2003

Os Estados Unidos lembraram nesta quarta-feira em comunicado o quinto aniversário do seqüestro de três americanos por parte das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e pediram que a guerrilha liberte todos os reféns. 

— Hoje é o quinto aniversário do seqüestro de Marc Gonsalves, Thomas Howes e Keith Stansell pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, uma organização terrorista estrangeira segundo a lei americana — indicou Sean McCormack, porta-voz do Departamento de Estado americano.

Os três foram feitos reféns quando o pequeno avião no qual viajavam durante uma missão de vigilância para o combate ao tráfico de drogas precisou fazer um pouso de emergência, em 13 de fevereiro de 2003, devido a uma falha mecânica. 

— Os Estados Unidos pedem às Farc a libertação imediata de todos os reféns — afirmou McCormack.

Ele também ressaltou que o Executivo americano apóia "qualquer iniciativa crível de qualquer líder ou organização para, em coordenação com o governo da Colômbia, conseguir a recuperação segura de todos os reféns".

McCormack afirmou ainda que os Estados Unidos "apóiam energicamente" os esforços do governo da Colômbia para conseguir a libertação dos reféns, alguns dos quais estão detidos há uma década, destacou.

Em seu comunicado, o porta-voz disse que, além de seqüestrar os três americanos, a guerrilha assassinou o americano Thomas Jannis, o piloto, e Luis Cruz, um sargento do Exército da Colômbia.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.