Notícias

 | 05/02/2008 14h39min

Equipe masculina de judô embarca para a França nesta quarta

Atletas vão disputar Super Copa do Mundo como parte da preparação para Pequim

O primeiro grupo de judocas da equipe masculina do Brasil embarca nesta quarta, dia 6, para a França. Lá, a equipe vai disputar a tradicional Super Copa do Mundo de Paris, considerada a maior competição de judô após os Jogos Olímpicos e o Campeonato Mundial. O torneio ocorrerá nos dias 9 e 10 deste mês.

A Super Copa do Mundo de Paris é o primeiro evento do calendário da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) a valer como critério de avaliação para a formação da equipe que vai disputar a Olimpíada de Pequim.

O desempenho dos judocas nas competições européias determinará o grupo. Em caso de resultados equilibrados nas categorias meio-médio (-81kg), meio-pesado (-100kg) e pesado (+100kg) masculino, as medalhas conquistadas por Tiago Camilo, Luciano Correa e João Gabriel no Campeonato Mundial do Rio de Janeiro, no ano passado, servirão como critério de desempate. Até o momento, apenas João Derly (-66kg) e Erika Miranda (-52kg) estão garantidos.

Para Derly, bicampeão mundial, competir em Paris será um termômetro para os Jogos Olímpicos.

– Além de ganhar ritmo de competição, será uma oportunidade de competir contra os atletas que encontrarei em Pequim. A motivação é enorme e quero mais uma vez estar no pódio em Paris. É um torneio muito especial para mim – diz o gaúcho, único brasileiro a ser campeão da Super Copa do Mundo de Paris, feito que ocorreu em 2006.

No feminino, uma judoca experiente espera usar a competição como reinício na seleção brasileira.

– Realmente 2007 foi um ano muito difícil na minha carreira, mas é página virada. Zerei tudo e vou bastante motivada para as competições na Europa. Acredito que a minha experiência internacional pode ajudar – afirma Vânia Ishii, que representou o Brasil nas olimpíadas de Sydney/2000 e Atenas/2004.

A técnica da equipe feminina, Rosicléia Campos, acredita que 2008 será a temporada de mais alto nível nos eventos europeus.

– As etapas da copa do mundo neste ano serão as mais difíceis dos últimos tempos. Muitas atletas na Europa estão buscando o ranqueamento continental para a Olimpíada e por isso todas as categorias serão muito acirradas – explica.

Competem na Super Copa do Mundo de Paris: Denílson Lourenço (-60kg), João Derly (-66kg), Victor Penalber (-73kg), Flávio Canto (-81kg), Hugo Pessanha (-90kg), Luciano Correa (-100kg), João Gabriel Schlittler (+100kg), Sarah Menezes (-48kg), Érika Miranda (-52kg), Ketleyn Quadros (-57kg), Vânia Ishii (-63kg), Maria Portela (-70kg), Claudirene Cezar (-78kg) e Aline Puglia (+78kg).

Neste ano, estão inscritos 56 países no masculino e 48 no feminino. A seleção feminina já está na Europa e treina desde o dia 1º em Portugal.

Após a competição, nos dias 16 e 17 de fevereiro, a equipe masculina compete na Copa do Mundo de Viena (AUT), enquanto o time feminino disputa a Copa do Mundo de Budapeste (HUN).

O segundo grupo de atletas embarca para a Europa no dia 20 de fevereiro e será formado por Alexandre Lee (-60kg), Leandro Cunha (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Tiago Camilo (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Leonardo Leite (-100kg), Walter Santos (+100kg), Daniela Polzin (-48kg), Andressa Fernandes (-52kg), Danielle Zangrando (-57kg), Danielli Yuri (-63kg), Mayra Aguiar (-70kg), Edinanci Silva (-78kg) e Priscila Marques (+78kg).

Esta equipe disputará a Super Copa do Mundo de Hamburgo, nos dias 23 e 24, e as copas do mundo de Praga (masculino) e Varsóvia (feminino), nos dias 1º e 2 de março.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.