Notícias

 | 22/01/2008 16h49min

Bolsas da Europa se recuperam e fecham em alta

Investidores comemoraram corte de juro nos Estados Unidos

As principais bolsas européias fecharam em alta nesta terça-feira, com os investidores comemorando o movimento do banco central americano (Fed) de reduzir o juro em 0,75 ponto percentual, num esforço para impulsionar a maior economia do mundo.

— Esse corte de hoje envia um sinal aos mercados de ações de que o Federal Reserve está alerta à fraqueza do crédito e do consumidor e agora está tentando ficar à frente da curva — disse o gerente de fundos da Resolution Asset Management, Alison Porter.

Em Londres, o índice FT-100 subiu 2,9% e fechou com 5.740,1 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 avançou 2,07% e fechou com 4.842,54 pontos. Em Frankfurt, o índice Xetra-Dax caiu 0,31% e fechou com 6.769,47 pontos.

Inicialmente, as ações européias oscilaram em queda acentuada, com os investidores bastante nervosos com relação à perspectiva de que uma recessão nos Estados Unidos vai levar a uma desaceleração econômica mundial e reduzir os lucros corporativos. O Fed, ao anunciar um movimento incomum de corte no juro antes do encontro regular marcado para a próxima semana, disse que tomou a ação "na visão de um enfraquecimento da perspectiva econômica e crescente risco de baixa para o crescimento".

O corte de 0,75 ponto, para 3,5% ao ano, foi o maior já anunciado pelo Fed em mais de 20 anos. Em termos de implicações para a política monetária na Europa, os estrategistas disseram que é altamente improvável que o Banco Central Europeu (BCE) siga o movimento do Fed. Contudo, alguns estrategistas disseram que os mercados de ações ainda não estão fora de perigo em termos do total impacto de uma recessão nos EUA.

— Desespero é a palavra. O corte no juro pode servir para assentar as bases para uma virada em alta, mas está claro que não vai ajudar neste momento. A temporada de balanços corporativos ainda será dominada por rebaixamentos — disse o chefe de pesquisa em ações da Charles Stanley Stockbrokers em Londres, Jeremy Batstone.

Em Madri, o índice Ibex-35 subiu 1,69% e fechou com 12.839,7 pontos. Em Milão, o índice S&P/MIB avançou 1,18% e fechou com 34.302 pontos. Em Lisboa, o índice PSI-20 subiu 1,3% e fechou com 10.963,97 pontos.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.