Notícias

 | 25/12/2007 14h48min

Ingrid Betancourt completa 46 anos de idade em cativeiro das Farc

Família da refém não perde as esperanças e ganha o apoio de velas pela França

A família de Ingrid Betancourt, refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) desde 2002, vive este feriado de Natal em meio a revolta e tristeza, sem perder as esperanças em relação à libertação da ex-candidata à presidência colombiana, que completa 46 anos hoje. Os dois filhos da colombo-francesa, Mélanie, que estuda em Nova York, e Lorenzo, que vive em Paris, e seu ex-marido Fabrice Delloye estão na França para celebrarem a data, o sexto aniversário em cativeiro na selva colombiana.

O comitê francês de apoio a Betancourt afirma que "é preciso manter a esperança". O grupo pediu que, nesta terça-feira, os franceses coloquem em suas janelas uma vela em lembrança da refém. Os apresentadores dos noticiários da TV pública apareceram com uma vela na bancada, em sinal de apoio à iniciativa, enquanto em Issy-le-Moulineaux, nos arredores de Paris, a Prefeitura colocou velas em todas as suas janelas.

— Não vai levar à libertação dos reféns, mas a iniciativa serve para que saibam que continuamos pensando nela — declarou um porta-voz.

O comitê revelou decepção diante do fato do papa Bento XVI não ter feito referência expressa à libertação dos reféns colombianos em sua mensagem de Natal como havia sido solicitado. O grupo está convencido de que o discurso do pontífice pode ser determinante, tanto para influenciar as Farc como o presidente colombiano, Álvaro Uribe, ao qual pede que trabalhe para conseguir um acordo humanitário que permita a libertação dos reféns em troca da libertação de 500 guerrilheiros.

— Lembrou de muitos países e conflitos, e não da Colômbia, onde há muitos cristãos que sofrem e que acreditamos que merecem do encorajamento do papa. Sabemos que em muitas ocasiões se preocupou com os reféns colombianos e pedimos que faça uma visita pastoral ao país — declarou o porta-voz.

Na Missa do Galo, realizada ontem à noite na catedral parisiense de Notre Dame, o cardeal André Vingt-Trois fez uma oração pelos seqüestrados. O comitê de apoio a Betancourt reafirmou sua confiança em que em breve aconteça a libertação dos três reféns anunciada pelas Farc.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.