Notícias

 | 29/10/2007 16h28min

Cristina Kirchner promete devolver glamour à presidência

Presidente eleita divide opiniões sobre suas roupas e maquiagem

Basta de paletós desabotoados, postura desleixada e cabelos desarrumados: a presidente eleita da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, promete devolver ao cargo o "glamour" que seu marido, o atual presidente argentino, Néstor Kirchner, não ofereceu. Sempre bem vestida e maquiada, ela cuida com obsessão de cada detalhe de sua imagem pessoal, sem dar chance para o azar. Aos 54 anos, Cristina atrai atenção para seus olhos usando bastante rímel e sombras escuras nas pálpebras, hábito que alguns de seus assessores tacham de sobrecarregado e artificial.

Para se vestir, escolhe roupas de estilistas locais como Marcelo Senra e Susana Ortiz, uma de suas preferidas e que, além disso, assessora o visual da futura presidente. Susana desenhou o vestido que ela usou em 2003, quando Kirchner assumiu a presidência, embora o modelo não tenha sido muito elogiado. Benito Fernández, outro estilista renomado da Argentina, acha Cristina "graciosa e sexy" e já sonha em vesti-la para o dia da posse, prevista para 10 de dezembro. A senadora costuma usar sapatos de salto agulha, complementando o visual com bolsas de couro e acessórios chamativos, como boinas e um Rolex de ouro e brilhantes.

— Os excessos são de mau gosto. Não faz sentido usar um relógio tão caro, o cabelo enorme. Quando ela desce de um avião, o vento a desarruma — diz o assessor de moda Fabián Medina Flores.

Embora Cristina tenha desenvolvido seu estilo nos últimos anos, seu gosto pela maquiagem existe desde criança. Numa entrevista, ela comentou que parceria já ter "nascido pintada". A jornalista Olga Wornat, autora da biografia Reina Cristina, conhece a próxima chefe de Estado argentina desde sua época de estudante de Direito na Universidade de La Plata.

— Não havia um rapaz que não virasse a cabeça para olhar ou fazer um elogio. Era belíssima e batalhadora — lembra.

Embora a opinião pública também destaque a carreira legislativa de Cristina, além de seus dotes como oradora e sua habilidade política, é sua aparência que se transformou em assunto para comentários da imprensa e alvo de críticas dos opositores. Ela se defende.

— Que mulher não tem paixão por jóias, roupas, as bolsas e sapatos? — alega, considerando que as críticas escondem certo grau de machismo. — Nunca gostei de me disfarçar do que não sou. Teria que me passar por pobre para ser uma boa dirigente política? — arremata.

Cristina deixou de fumar há 20 anos, tem uma alimentação cuidadosa e confessa que faz "muito exercício físico" e nunca passou por nenhuma cirurgia.

— Posso exibir minha falta de cicatrizes. Mas não digo que nunca irei fazê-las. No dia em que meu rosto estiver horrível, provavelmente eu faça — disse há poucos dias, respondendo a Elisa Carrió, a segunda colocada nas eleições presidenciais deste domingo, que a chamou de "rainha do botox".

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.