Notícias

 | 22/10/2007 10h17min

Turquia envia mais tropas para a fronteira com o Iraque

Ainda não são conhecidos os objetivo do comboio

Dezenas de veículos militares da Turquia se deslocaram em direção à fronteira com o Iraque. Manifestantes exigiram, nesta segunda-feira, uma dura ação do governo turco contra os rebeldes curdos, que ontem mataram 12 soldados em uma emboscada que tornou mais próxima um possível ataque de forças turcas contra as bases da guerrilha no norte do Iraque. Um câmera da AP Television News filmou um comboio de 50 veículos militares, carregado de soldados e armas, seguindo da cidade de Sirnak, no sudoeste, para Uludere, mais próxima da fronteira.

Não está claro se os veículos estão sendo enviados para reforçar as tropas engajadas no combate com rebeldes em solo turco, ou como parte dos preparativos para uma possível ação além fronteira. Dezenas de milhares de tropas turcas já estão estacionadas na região da fronteira com o Iraque.

A emboscada da guerrilha curda que matou dezenas de soldados turcos afrontou uma população turca já bastante contrariada, com os nacionalistas realizando manifestações e líderes da oposição clamando por uma ataque imediato contra bases rebeldes no Iraque, apesar dos apelos por contenção do governo iraquianos, dos EUA e de líderes europeus. Cerca de 2 mil pessoas participaram de um protesto em Istambul para denunciar o ataque, pedindo a renúncia do governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, segundo reportou a agência de notícias privada Dogan. Outros protestos similares ocorreram através do país.

Os militares turcos disseram ontem que lançaram uma ofensiva apoiada por helicópteros em retaliação ao ataque, bombardeando posições dos rebeldes curdos ao longo da fronteira com o Iraque. Eles afirma que 32 rebeldes foram mortos na ofensiva até agora. O ataque dos curdos ocorreu quatro dias depois do Parlamento turco ter autorizado o governo a enviar tropas através da fronteira com o Iraque em meio a uma crescente insatisfação da Turquia com relação a percepção de que os EUA e o Iraque fracassaram em cumprir as promessas para reprimirem os rebeldes do PKK, Partidos dos Trabalhadores do Curdistão, baseados no norte do Iraque.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.