Notícias

 | 30/05/2007 23h50min

Grêmio faz 2 a 0 e leva boa vantagem para Vila Belmiro

Gols de Tcheco e Carlos Eduardo garantiram a festa no Estádio Olímpico

O Grêmio saiu na frente no duelo brasileiro por uma vaga na grande final da Copa Libertadores da América. O Tricolor precisou apenas do primeiro tempo para fazer 2 a 0 no Santos, em um jogo com mais de 46 mil pessoas no Estádio Olímpico. Os gols foram marcados por Tcheco, aos 33, e Carlos Eduardo, três minutos mais tarde.

Para ser desclassificado na Vila Belmiro, o time de Mano Menezes terá que levar 3 a 0 do Santos. Caso o Peixe faça 2 a 0, a decisão irá para os pênaltis. Se os gaúchos marcarem um único gol, terão de levar quatro para ficarem de fora da decisão.

No embalo da Geral, o Grêmio tomou a iniciativa no início da partida. Cada jogador santista que dominava a bola era cercado por pelo menos três gremistas. O time de Wanderley Luxemburgo não conseguia sair jogando com a bola dominada. Com isto, os jogadores ou rifavam a bola para o meio de campo ou eram desarmados pelos gaúchos.

Apesar da intensa pressão, o Grêmio não criava chances de gol. A primeira da partida foi do Santos. Aos 12 minutos, Kléber fez lançamento longo para Marcos Aurélio. Ele ajeitou para perna esquerda e obrigou Saja a fazer grande defesa.

Os visitantes ganharam moral com a chance desperdiçada e equilibraram a partida até os 30 minutos. Depois disto, só deu Grêmio.

Aos 31 minutos, Diego Souza não soube aproveitar uma falha de Alessandro e chutou em cima de Fábio Costa na cara do gol. Um minuto depois, ele recebeu de costas para a goleira, girou e foi puxado por Ávalos dentro da área. O argentino Sergio Pezzotta, com convicção, marcou a penalidade máxima. Tcheco cobrou com maestria e abriu o placar.

A torcida ainda comemorava o gol de Tcheco quando uma bola foi recuada até o zagueiro santista Adaílton. O defensor recebeu a pressão de Carlos Eduardo e acabou entregando de presente para a jovem revelação gremista. Na saída de Fábio Costa, um toque sutil pelo lado e a festa com a torcida atrás da meta.

Mano Menezes foi obrigado a fazer uma alteração no intervalo. Tcheco não resistiu às dores musculares e foi substituído por Ramón. No lado santista, as alterações foram de ordem tática. Os meias Rodrigo Tabata e Pedrinho entraram nos lugares do lateral-direito Alessandro e do atacante Jonas.

As mudanças fizeram com que o toque de bola do time santista melhorasse muito. Mas do outro lado estava o Grêmio. Bem postado defensivamente e com uma raça comovente, a equipe gaúcha não deu a menor chance para os paulistas no segundo tempo. Muito pelo contrário. Se houve um time que mereceu fazer um gol na etapa final, esta equipe vestia azul, preto e branco.

Carlos Eduardo e Lúcio enlouqueceram os defensores santistas com jogadas em alta velocidade pela esquerda. Gavilán foi um gigante à frente da área. A dupla de zaga rebatia tudo o que via pela frente e Saja foi impecável todas as vezes em que foi exigido.

A má notícia foi a lesão de Diego Souza aos 34 minutos da etapa complementar. Em uma jogada em que ele estava com a bola nos pés pela esquerda, acabou caindo e pediu substituição imediatamente. A informação do departamento médico gremista é de que ele teria sofrido uma pancada no joelho. Em seu lugar entrou Edmilson.

O jogo de volta será na próxima semana. Quarta-feira, às 21h45min, no Estádio da Vila Belmiro. Quem passar enfrenta o vencedor do duelo entre Boca Juniors e Cúcuta, que se enfrentam pela primeira vez nesta quinta, às 21h (de Brasília), no Estádio General Santander, em Cúcuta, na Colômbia.

VINICIUS REBELLO
vinicius.rebello@rbsonline.com.br

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.