| 22/05/2002 23h36min
O Inter jogou mal e apenas empatou com o Esportivo em 0 a 0 na noite desta quarta-feira, 22 de maio, no Estádio Beira-Rio, pela segunda rodada do Supercampeonato Gaúcho. O resultado deixa o colorado na liderança isolada do Grupo 5, com quatro pontos, já que o São Gabriel foi derrotado pelo Juventude no Alfredo Jaconi, no outro jogo da noite, e permaneceu com três pontos na tabela, assim como o time de Caxias do Sul. No próximo domingo, o time de Ivo Wortmann precisa vencer o São Gabriel fora de casa para garantir vaga nas finais da competição sem depender de outros resultados. Caso contrário, poderá ficar pelo terceiro ano consecutivo de fora da decisão do Gauchão.
Ivo escalou uma equipe diferente da que vinha treinando. No lugar do zagueiro Bernardi, que substituiria Júnior Baiano, entrou o meia Carlos Miguel. Desta forma, o volante Alexandre ficou como terceiro zagueiro, liberando Márcio um pouco mais. A tática mais agressiva do time, com Miguel e Diogo Rincón armando as jogadas e Fabiano Costa ao lado de Fernando Baiano no ataque, parecia que renderia muitos gols ainda no primeiro tempo da partida. E o Inter começou tomando a iniciativa. Com menos de um minuto, Fabiano Costa já tinha chutado com perigo ao gol de Nivaldo – um dos melhores em campo.
O Esportivo, no entanto, não se intimidou e chegou algumas vezes ao gol de Clemer, como aos dois minutos, quando Lela arriscou um forte chute de longe. Aos 37, Ernestina foi lançado na pequena área, mas, no momento em que ia dominar, Chris se antecipou impedindo a conclusão. O Inter respondia com jogadas individuais, já que o time demonstrava total desentrosamento, apesar de ter ficado cerca de um mês treinando e realizando amistosos. Porém, elas paravam na boa marcação do time de Bento Gonçalves. Os lançamentos, na grande maioria das vezes interceptados pelo adversário, e as conclusões desperdiçadas irritaram os torcedores que começaram a chamar o técnico de “burro” e “traíra”, numa alusão ao conflito ocorrido entre Ivo e Ronaldo nesta semana.
No segundo tempo, Ivo sacou Márcio e Cássio – que foi embora do estádio logo em seguida – para a entrada de Leandro Ávila, visivelmente sem ritmo, e Fábio Pinto, que deu velocidade ao ataque, mas também perdeu muitos gols, inclusive acertando uma bola no travessão aos 16 minutos. No final do jogo, aos 48, quase que Ernestina marca um golaço ao roubar a bola de Claiton na meia-esquerda e tentar encobrir Clemer, que precisou se esticar para evitar, de mão trocada, a vitória do Esportivo.
Este pode ter sido o último jogo de Ivo Wortmann no Beira-Rio como treinador colorado. Caso não se classifique às finais do Gauchão, o Inter voltará a disputar partidas oficiais em seu estádio apenas no segundo semestre, com o início do Brasileirão. O título do campeonato é tido como crucial para a continuidade do trabalho do técnico no clube. O presidente Fernando Carvalho, extremamente irritado, não quis comentar sobre o comando da equipe.
– O resultado foi péssimo. O torcedor tem todo o direito de reclamar. Hoje, eu confesso, tenho muita dificuldade de explicar o que aconteceu. Quero esfriar a cabeça primeiro – disparou Carvalho.
• Confira as informações do Supercampeonato Gaúcho no especial do clicRBS
ANDRÉ ROCAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.