Notícias

 | 25/01/2006 08h19min

Tranqüilidade marca começo das eleições palestinas

Novo Parlamento será eleito após 10 anos

Com um forte aparato de segurança e sob um mar de bandeiras, os palestinos começaram a participar hoje das primeiras eleições legislativas em 10 anos. O pleito, que transcorre em clima de tranqüilidade, vai escolher o novo Parlamento e pode modificar o quadro político da região.

O governante Partido Fatah, afetado por uma crise de corrupção, pede outra oportunidade para fechar um acordo de paz com Israel, enquanto o grupo Hamas promete um governo ético e limpo. Ambos confiam na vitória e defendem uma coalizão caso nenhum consiga ampla vantagem.

A eleição começou cedo. Os centros eleitorais abriram às 7h (3h de Brasília) em Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental e ficam abertos até as 19h (15h de Brasília). Um total de 1.341.671 eleitores está apto a participar.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, já votou. Ele afirmou estar feliz pelo desenvolvimento das eleições em clima de normalidade.

– Espero que siga assim até o final, sem que problemas de nenhum tipo sejam registrados – projetou.

Abbas lamentou as restrições impostas por Israel ao trânsito de pessoas e veículos na Cisjordânia. Ele ressaltou ainda que os palestinos superaram os problemas para ter direito ao voto e eleger os 132 deputados.

AGÊNCIAS EFE E AP
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.