Guia de Saúde em Santa Catarina | hagah SC

Encontre tudo que você precisa para sua saúde no hagah. Clínicas, hospitais, médicos, cirurgia plástica, exames, farmacias, dentistas e muito mais em Florianópolis e em SC.

Buscar por saúde em Santa Catarina:
 

Notícias

Furacão se forma na costa sul do Brasil

Ventos de 150 km/h podem atingir litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Um furacão categoria 1 formou-se a cerca de 500 quilômetros da costa Sul do Brasil, mais precisamente em Santa Catarina, surpreendendo meteorologistas – que nunca viram a ocorrência de tal fenômeno na região.

De acordo com o National Oeanic Atmospheric Administration (NOAA), o furacão de categoria 1 tem ventos entre 119  e 152 quilômetros horários e, aparentemente, estaria se aproximando devagar da costa brasileira. Imagens de satélite mostram o furacão, que ainda não tem nome, na região do litoral catarinense.

O olho do furacão pode atingir entre a Grande Florianópolis e Porto Alegre, segundo o meteorologista Ronaldo Coutinho. A trajetória depende da temperatura da água, mas é praticamente certo que sua entrada ocorra entre Itajaí, no litoral norte catarinense, e a Foz do Prata, no litoral gaúcho.

O furacão normalmente é acompanhado de chuvas torrenciais e às vezes muito intensas. Há possibilidade de deslizamentos nas encostas e de alagamentos nas áreas mais baixas, adverte Coutinho.

O mar pode avançar dezenas de metros nas praias de mar aberto. É o caso da região leste da Ilha de Santa Catarina e do litoral sul catarinense.

– Mesmo que o tempo amanheça bom, não se deve ir ao mar neste fim de semana. Um barco a cerca de 100 milhas da costa, na altura de Laguna, já enfrentou ventos de aproximadamente 70 quilômetros por hora – alerta Coutinho.

Furacões são comuns em certas épocas do ano, especialmente no verão, mas só no Hemisfério Norte. Esse seria o primeiro furacão já registrado em toda a história no Hemisfério Sul.

Todos os postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao longo da BR-101 estão de prontidão para a chegada do fenômeno. Na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) há meteorologistas de plantão e toda a Defesa Civil catarinense também foi alertada.

Segundo a previsão, a chegada pode ocorrer a partir das 2h da madrugada de sábado, mais provavelmente a partir das 6h, e a probabilidade de queda de árvores e galhos sobre a rodovia é alta. De acordo com Daniel Calearo, meteorologista da Epagri, na noite de sexta, a perspectiva era de que sua força apenas atingisse o litoral e não chegasse ao interior de Santa Catarina.

A região da Grande Florianópolis seria a mais próxima do fenômeno. Em caso de emergência, o atendimento será feito pelo número 199.

Com informações da rádio CBN/Diário e do Diário Catarinense.

Confira a previsão meteorológica no clicTempo.

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS