| 07/11/2005 22h10min
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse hoje em Londres, na Inglaterra, durante encontro com o primeiro-ministro Tony Blair, que os países em desenvolvimento precisam se unir para discutir a questão dos subsídios agrícolas antes da rodada de Doha. A rodada deverá ser concluída na reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Hong Kong, em dezembro.
O encontro, de acordo com Amorim, foi solicitado por Blair. O primeiro-ministro falou sobre a situação atual e sobre os movimentos que ainda podem ocorrer:
– Ele não deixou de mencionar – como sempre fazem os europeus – que os europeus estão na expectativa de movimentos recíprocos. Expliquei a ele que nós estamos prontos a fazer estes movimentos, mas não podemos colocar o carro adiante dos bois. A questão central é a agricultura. Isso tem que andar – ressaltou.
Amorim informou ainda que no encontro pôde acenar com a possiblidade de o movimento tratar da área industrial.
– Eu cheguei a dizer a ele que nós estamos preparados para um movimento na área industrial que seja proporcional com o que ocorrer em agricultura. Na realidade, devia ser até menos que proporcional, porque somos um país em desenvolvimento, mas já que a agricultura está tão atrasada, podemos chegar até a uma certa proporcionalidade – disse.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.