Notícias

 | 07/11/2005 08h31min

CPI ouve esta semana petistas gaúchos sobre caixa dois

Pies e Bassotto depõem na quarta e na quinta na comissão do Mensalão

A conexão gaúcha do valerioduto entrará em debate esta semana na CPI do Mensalão. Dois militantes do PT do Rio Grande do Sul, o ex-tesoureiro Marcelino Pies e Paulo Antônio Bassotto deverão depor na quarta e na quinta-feira, respectivamente.

A partir dos depoimentos de Pies e Bassotto, o deputado Júlio Redecker (PSDB) espera desvendar detalhes da operação de envio de dinheiro do valerioduto ao PT estadual. O partido admitiu ter recebido R$ 1,05 milhão do empresário Marcos Valério de Souza.

– Queremos saber quem autorizou, quem pediu e qual foi o destino dado a R$ 900 mil. Petistas sabiam que se tratava de caixa 2 ou de verbas de estatais –afirmou Redecker.

A nova executiva do PT gaúcho - comandada pelo ex-ministro das Cidades Olívio Dutra - reúne-se hoje pela manhã para tratar de conjuntura política e definir acompanhamento da investigação em Brasília.

Já a CPI dos Correios deve divulgar quinta um relatório parcial apontando as supostas fontes de recursos que financiaram o esquema de Marcos Valério. Na avaliação do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), o empresário mineiro montou uma "operação perfeita" a fim de repassar verbas para o PT. A comissão recomendará que Valério e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares sejam indiciados por crime de corrupção e improbidade. Até ontem, Fruet tinha elaborado 50 páginas do relatório que menciona todos os depósitos bancários de Valério. Depois de aprovado pela CPI, o documento será encaminhado ao Ministério Público, à Receita, à Polícia Federal e ao Tribunal de Contas para que tomem as providências.

Além do relatório parcial da CPI dos Correios, as atenções estarão voltadas para a CPI dos Bingos. Para incômodo do governo, a comissão entra na discussão do envio de dólares de Cuba para a campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Está marcado para amanhã o depoimento de Vladimir Poleto, assessor do ministro Antonio Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto, acusado de ter transportado os dólares de Brasília para São Paulo.

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.