Notícias

 | 16/02/2002 19h06min

Jader Barbalho chega algemado à sede da Polícia Federal

O ex-senador Jader Barbalho chegou neste sábado, dia 16, algemado na sede da Polícia Federal, em Palmas, Tocantins, onde ficará preso em cela especial. Além de Jader, mais cinco acusados de envolvimento em irregularidades da extinta Sudam estão presos no local. Ao todo, 11 prisões foram decretadas. Jader Barbalho e o ex-superintendente da Sudam Arthur Guedes Tourinho foram presos em casa, em Belém.

A contadora Maria Auxiliadora Barra Martins, acusada de fazer projetos fraudulentos para conseguir financiamentos da superintendência, também foi presa na capital paraense. No processo, o grupo está sendo acusado de formação de quadrilha e fraudes em 151 projetos financiados pela Sudam. Segundo o Ministério Público, o dinheiro desviado chega a R$ 40 milhões. O caso foi para Tocantins porque as investigações revelaram que os envolvidos em fraudes na Sudam retiravam o dinheiro em Altamira, no Pará, e aplicavam em empreendimentos na cidade de Paraíso, no Tocantins.

Os outros três acusados que também foram presos são José Soares Sobrinho, Laudelino Délio Fernandes Neto e Reginaldo Pereira Galvão. Entre as pessoas que continuam sendo procuradas, está o ex-superintendente da Sudam Maurício Vasconcelos. O homem acusado como o maior fraudador da Sudam, José Osmar Borges, ainda está foragido.

A polícia está realizando buscas no Mato Grosso para encontrar o empresário, mas ainda não tem pistas. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal do Tocantins. Borges teria desviado mais de R$ 100 milhões e foi sócio de Jader Barbalho em uma fazenda no Pará. O Tribunal Regional Federal de Brasília já recebeu pedidos de habeas corpus do ex-senador Jader Barbalho e de mais três acusados.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.