| 03/11/2005 12h34min
A 45ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, que começa nesta quinta, em Chapecó, com a cerimônia de abertura, não vai contar com disputas de triatlo, tênis e tênis de mesa, no naipe feminino, por não terem participado dos Jogos Abertos de 2004 com o número mínimo de oito municípios, como prevê o regulamento. Em Joaçaba, no ano que vem, o mesmo vai ocorrer com a ginástica olímpica masculina. A programação de jogos começa na sexta com bocha feminina, bolão masculino, handebol feminino, tênis masculino e vôlei feminino.
Em Chapecó, vai se repetir a disputa pelo título geral entre três municípios: Blumenau, que já ganhou 36 títulos desde a primeira edição, em 1960; Joinville e Florianópolis. A hegemonia blumenauense havia sido quebrada por Florianópolis nos Jogos de 2001, em Itajaí; e 2002, em Lages; mas recomposta em casa na competição de 2003, título repetido no ano seguinte quando o evento teve sedes em Timbó, Pomerode e Indaial.
Blumenau tenta seu 37º título em Jogos Abertos competindo com 399 atletas em 35 equipes, boa vantagem sobre uma de suas maiores adversárias, Joinville, que vai a Chapecó com 29 equipes e 330 atletas. Por isso a briga joinvilense talvez fique mesmo pelo segundo lugar, também um enfrentamento já tradicional contra Florianópolis, podendo aparecer Itajaí neste confronto. Entre os destaques de algumas equipes estão o medalhista olímpico Carlão pelo vôlei de Florianópolis, e Falcão, garantindo favoritismo para o futsal masculino de Jaraguá do Sul.
Chapecó, como cidade-sede, tenta fazer bonito, conquistando medalhas não apenas na natação e no atletismo. O município só não tem representação no remo, triatlo, punhobol e bolão 16 feminino. A Fundação Municipal de Esportes trabalhou para colocar Chapecó entre os cinco primeiros na classificação geral confiando, para isso, na chegada às finais nos dois naipes do bolão 23, do futsal, do handebol e no vôlei masculino.
A ginástica olímpica será disputada no Colégio Marista São Francisco com equipamentos de ponta. Todo o material foi trazido de Curitiba, emprestado pela Confederação Brasileira de Ginástica.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.