| 31/10/2005 23h12min
Na maior operação de segurança já montada para receber um chefe de Estado no Brasil, a Polícia Federal (PF) e as Forças Armadas vão fazer uma varredura anti-bombas em todos os locais por onde passará o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Ele chegará a Brasília no sábado à noite e deixará o país no domingo à tarde. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oferecerá um almoço na Granja do Torto, no domingo.
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) informou que a varredura foi solicitada pela Casa Branca e feita pelos militares responsáveis pela segurança de Lula. Segundo o GSI, na residência oficial do presidente são feitas varreduras de rotina. A visita de Bush é também a primeira vinda de um chefe de Estado americano após os atentados terroristas que destruíram as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York, em 2001. É por isso que a estrutura de segurança, o cuidado e o número de agentes vai superar o esquema montado em 1997, quando veio ao país o então presidente dos EUA, Bill Clinton.
Bush ficará hospedado no Hotel Blue Tree, um cinco estrelas vizinho ao Palácio da Alvorada. Ele vai ocupar uma das duas suítes presidenciais. Na outra, ficará a secretária de Estado, Condoleezza Rice. Os dois virão de Mar del Plata, na Argentina, onde participarão da 4ª Cúpula das Américas, que começa na sexta-feira e terá a presença de Lula.
Os dois presidentes deverão ter uma reunião de trabalho no domingo de manhã, por volta de 10h30, seguida de almoço, na Granja. Uma equipe avançada da Casa Branca já está em Brasília para preparar a visita de Bush. A comitiva presidencial, da qual deverá fazer parte também o secretário de Estado Assistente para a América Latina, Tom Shannon, ficará hospedada no Hotel Blue Tree. Hoje, o grupo contava com 113 pessoas. A previsão é que mais 273 cheguem até sábado, totalizando 386 hóspedes.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.