Notícias

 | 30/10/2005 18h03min

Atlético-PR vence e ultrapassa Paraná na classificação

Placar de 2 a 1 deixa atleticanos em sétimo lugar e paranistas em oitavo

No primeiro turno deste Brasileirão, o Atlético Paranaense foi lanterna por várias rodadas e o Paraná Clube chegou a ser o terceiro colocado. Neste domingo, porém, o primeiro ultrapassou o segundo na classificação, ao derrotá-lo, por 2 a 1, na Arena da Baixada, roubando do rival a condição de melhor time paranaense, após a 35ª volta da competição.

O resultado, que decretou a quarta derrota consecutiva dos paranistas, deixou ambos com 51 pontos, mas os atleticanos aparecem em oitavo lugar porque tem uma vitória a mais (15 a 14) do que o agora nono colocado. As duas equipes continuam no bloco de acesso à Copa Sul-Americana (que vai do quinto ao 11º lugar).

O destaque da vitória foi o atacante Finazzi, que substituiu o suspenso Aloísio, e marcou os dois gols atleticanos. Para os tricolores, anotou Borges, que chegou a 18 na artilharia do Brasilierão.

O clássico teve um início amarrado, com as duas equipes priorizando a marcação e congestionando o meio-campo. Aos poucos, o Atlético-PR se soltou e arriscou mais investidas sobre o Paraná.

Apesar de uma postura mais ofensiva do dono da casa desde o início, quem levou perigo pela primeira vez foi o Paraná. Aos sete minutos, o ala-direita Neto cobrou falta da intermediária e Tiago Cardoso defendeu sem rebotes o bom chute.

O que parecia ser o começo de um clássico movimentado acabou se revelando um jogo truncado e de muitas faltas. O toque-de-bola não conseguia passar da intermediária e raras chances de gol eram criadas.

Somente aos 27 o jogo voltou a esquentar. Após descida atleticana, o paranista Mário César puxou contra-ataque e tocou para Borges, que recebeu sozinho na grande área, driblou Marcão e bateu cruzado. Tiago Cardoso espalmou e a bola saiu rente à trave.

Aos 34, outra vez Borges, após passe de Aderaldo, chutou com perigo para o gol atleticano. A bola bateu na rede pelo lado de fora. Mário César, aos 39, bateu falta da intermediária e o tiro passou rente ao travessão do Furacão.

Mas o ditado diz que quem não faz leva e, aos 43, Marcão desceu pela esquerda e lançou Lima na grande área. O atacante, marcado por três defensores, tocou para Finazzi, livre na pequena área, completar para o fundo do gol.

A movimentação do segundo tempo repetiu a primeira etapa. O jogo continuou muito disputado na meia-cancha e sobraram faltas dos dois lados.

Logo aos nove minutos, Finazzi foi lançado na área e disputou a bola com o goleiro Flávio. O rebote caiu no pé direito do atacante que, de primeira, tocou para o gol livre e marcou o segundo gol.

O técnico Luiz Carlos Barbieri ainda tentou uma reação com substituições e mudou o esquema tático do Paraná. Com as entradas de Vicente, Fernando Gaúcho e Thiago Neves, o Tricolor mudou do 3-5-2 para o 4-4-2 e foi em busca do empate.

Com 20 minutos, Thiago Neves arriscou de longe, mas a bola passou à esquerda do gol. Aos 23, após cruzamento na área do Furacão, Tiago Cardoso defendeu ótima cabeçada de Fernando Gaúcho.

Aos 24, em novo ataque paranista, Borges diminuiu a diferença no placar. O atacante bateu cruzado da esquerda e a bola ainda desviou no ombro do goleiro Tiago Cardoso antes de entrar.

Aos 38, Finazzi perdeu ótima chance de dar números finais ao placar. O artilheiro da tarde recebeu na pequena área cruzamento da esquerda e concluiu com perigo sobre o travessão.

O empate paranista quase veio aos 49. em ótima cobrança de falta, o ala Neto encobriu a barreira mas o chute foi defendido novamente por Tiago Cardoso.

AGÊNCIA PLACAR
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.