| 30/10/2005 12h51min
Os proprietários das quatro fazendas paranaenses interditadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) por suspeita de aftosa encomendaram laudos independentes para verificar se 19 animais trazidos de Mato Grosso do Sul estão com aftosa. Conforme resultado divulgado nesta sexta, os bovinos postos em quarentena desde o dia 10 não apresentam a doença.
Os pecuaristas disseram não saber quais foram os critérios da Seab para apontar que os animais tinham sintomas clínicos da doença e criticaram a demora na divulgação do resultado dos exames laboratoriais que estão sendo feitos pelo Ministério da Agricultura.
Os bovinos sob suspeita foram adquiridos no leilão Dez Marcas realizado em Londrina (PR) no início de outubro. As reses teriam vindo da cidade de Eldorado, em Mato Grosso do Sul, onde no dia 10 foi confirmada a existência do primeiro foco de febre aftosa.
O resultado definitivo só deve ser confirmado após a divulgação de exames que estão sendo realizados pelo laboratório de análises de Belém (PA), credenciado pelo Ministério da Agricultura. A manipulação do vírus da aftosa é proibida em zonas consideradas livres da doença, por isso as análises só podem ser realizadas no norte do país.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.