| 27/10/2005 16h05min
A Força Sindical vai distribuir 5 mil quilos de carne na Praça da Sé neste sábado, a partir das 10h. A entidade realizou um churrasco hoje, com participação de cerca de 5 mil pessoas, para mostrar que a carne brasileira é de boa qualidade e que os focos de febre aftosa são localizados. Mais de 50 países colocaram restrições à carne brasileira por causa do reaparecimento da doença.
Com o churrascão de hoje, os organizadores expressaram seu protesto contra o embargo imposto por quase 50 países à importação de carne bovina do Brasil, maior exportador mundial do produto, após a confirmação dos focos de febre aftosa.
Os organizadores ocuparam uma parte da rua Galvão Bueno, no Bairro da Liberdade, onde fica a sede da Força Sindical, para servir carne com pão.
Apesar do objetivo ter sido servir principalmente aos milhares de desempregados que diariamente vão à sede da central operária na busca de ajuda para encontrar trabalho, a carne foi distribuída a todos que passavam pelo local.
Os focos de aftosa paralisaram a produção de carne, leite e derivados dos estados afetados. Além disso, em São Paulo, várias fazendas também suspenderam sua produção como medida de precaução.
Diante da situação de emergência provocada pela aftosa, a Força Sindical negociou na semana passada com os principais abatedouros de São Paulo um acordo para garantir, durante trinta dias, o emprego dos cerca de 70 mil trabalhadores do setor. A Força Sindical e o Sindifrios, sindicato que reúne os frigoríficos, assinaram acordo dando estabilidade de apenas 30 dias aos trabalhadores.
No dia 6 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oferece um churrasco a seu colega americano, George W. Bush, durante sua visita ao Brasil.
AGÊNCIA O GLOBO E AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.