Notícias

 | 27/10/2005 15h49min

Otávio Germano elogia atuação da polícia em desocupação

Secretário acredita que sensibilidade possibilitou ação pacífica em Esteio

O Secretário de Justiça e Segurança do Rio Grande do Sul, José Otávio Germano, afirmou que a Brigada Militar e todo o policiamento destacado para atuar na desocupação de agricultores na empresa Standard Logística, em Esteio, agiu de forma equilibrada. Em entrevista concedida nesta tarde à Rádio Gaúcha, Germano elogiou a atuação do sub-comandante da Polícia Metropolitana, coronel Wilson Oliveira, que estava no comando das operações no local.

– Tivemos muita paciência e sensibilidade, mostrando que em momentos de extrema tensão, nós podemos chegar a uma solução da melhor maneira possível, cumprindo uma determinação judicial, que é de hábito e regra no nosso Estado.

Cerca de 1,5 mil agricultores dos movimentos Via Campesina e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra invadiram a empresa na madrugada de terça para quarta. Eles exigiam melhores condições para a produção de leite no Estado.

Segundo o secretário, a retirada dos agricultores do local foi negociada por meio de vários telefonemas, entre eles com o deputado Dionilso Marcon, aliado dos agricultores, e representantes dos movimentos agrários e do comando do policiamento.

– A palavra final da operação sempre passa por mim, e eu sempre repasso ao governador Germano Rigotto as informações –  afirmou o secretário, contando como foi a negociação.

No início da tarde, os agricultores deixaram a BR-116, próximo ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A rodovia estava bloqueada desde a madrugada quando os manifestantes deixaram a Standard. O tráfego no local está lento e tende a se normalizar até o final da tarde.

RÁDIO GAÚCHA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.