Notícias

 | 26/10/2005 13h27min

Fitas que incriminariam Carvalho estarão quinta em poder da CPI

Gravações mostram chefe de gabinete instruindo pessoas ligadas a Celso Daniel

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), informou que até amanhã a CPI estará com as cópias das fitas cassete que contêm gravações de conversas sobre o caso Celso Daniel e poderiam incriminar o chefe do gabinete pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho. A existência das fitas e da possível incriminação de Carvalho foram denunciadas ontem no depoimento do juiz afastado João Carlos da Rocha Mattos.

Essas fitas, segundo contou o juiz à CPI, contêm diálogos entre Klinger Luiz Oliveira, ex-secretário de Serviços Municipais de Santo André e apontado como um dos principais articuladores do esquema de corrupção na prefeitura; Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, acusado de ser o mandante do assassinato do prefeito Celso Daniel; Ronan Maria Pinto; um deputado estadual do PT; o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh; e o próprio Carvalho.

Segundo Rocha Mattos, Carvalho instruía Ivone, que namorava Celso Daniel, a comportar-se como "uma viúva sofrida" no programa de televisão de Hebe Camargo. Contou também que, no diálogo de todas essas pessoas, "não havia o mínimo lamento de ninguém pela morte do prefeito; era um morto muito pouco querido", relatou. Conforme o juiz ficava claro nas fitas que Carvalho instruía a todos sobre como deviam comportar-se, na tentativa de encobrir a corrupção existente em Santo André e os desdobramentos que poderiam ocorrer com o assassinato do prefeito. De acordo com ele, todas as informações de Carvalho eram repassadas ao deputado José Dirceu (PT-SP).

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.