Notícias

 | 23/10/2005 11h31min

Croácia nega aparição de vírus H5N1 de gripe aviária

Governo desmentiu informação publicada por jornal local

O Ministério de Agricultura da Croácia desmentiu hoje que o laboratório de Wybrigde, no Reino Unido, tenha confirmado a aparição do letal vírus H5N1 da gripe aviária no país. A informação foi publicada ontem no jornal croata Vecernji List.

Trata-se de "pura invenção", assegurou o porta-voz do Ministério, Mladen Pavic, em declarações à agência de notícias croata Hina.

Ele afirmou que as amostras de uma dúzia de cisnes, que segundo uma primeira análise do Instituto Veterinário de Zagreb morreram de gripe aviária, acabam de ser enviadas a Weybridge, o laboratório referente da União Européia (UE) para a gripe aviária. Análises adicionais devem determinar se se trata do tipo H5N1 da gripe aviária – perigoso também para os seres humanos – e os resultados só devem ficar prontos na metade da próxima semana, garantiu o porta-voz.

O Vecernji List informou ontem à noite que as análises já tinham sido feitas em Weybridge, confirmando que os cisnes achados na Croácia tinham morrido do vírus H5N1. O jornal assegurou que a informação tinha sido confirmada por membros do "quartel de crise" croata para a gripe aviária, além de fontes do Instituto de Weybridge.

Doze cisnes foram achados mortos na sexta-feira em um tanque de peixes na localidade de Orahovica, 150 quilômetros ao leste de Zagreb.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.