Notícias

 | 08/02/2002 07h44min

TSE exige nome de vices e suplentes em propaganda

Pela primeira vez, os candidatos à Presidência da República, aos governos estaduais e ao Senado terão obrigatoriamente de informar nas propagandas eleitorais deste ano quem serão os seus vices e suplentes. A exigência deverá fazer parte de uma das instruções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o pleito de 2002.

Os candidatos também terão de tomar mais cuidado com o que falam na propaganda eleitoral. Os que repetirem o mesmo tipo de ofensa no horário gratuito poderão ser punidos com a suspensão da publicidade por período a ser fixado pelo juiz. Os veículos de comunicação ficarão livres para apoiar os candidatos de sua preferência, mas não poderão cometer abusos.

Se ficar comprovado que o excesso teve a participação de algum postulante a cargo eletivo, o envolvido poderá ser punido com inelegibilidade. Para aumentar o controle sobre a prestação de contas da campanha e tentar evitar o chamado caixa 2, a Justiça Eleitoral deverá permitir que a sociedade tenha acesso amplo à contabilidade de campanha. Os fiscais dos outros partidos também poderão participar do exame das contas. O TSE deverá terminar de votar essas e outras instruções para as eleições deste ano até o final deste mês.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.