Notícias

 | 17/10/2005 15h41min

Lula assina em Moscou contrato do primeiro astronauta brasileiro

Viagem de Marcos Pontes à Estação Espacial está marcada para abril de 2006

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina em Moscou, Rússia, um contrato que permitirá a viagem ao espaço do primeiro astronauta brasileiro. O contrato será assinado amanhã no Kremlin com a presença do presidente russo, Vladimir Putin.

A Roscosmos, Agência Espacial Russa, e a AEB, Agência Espacial do Brasil, assinarão o convênio para que o primeiro astronauta brasileiro, Marcos César Pontes, viaje à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz. A viagem está programada para ocorrer em 23 de abril de 2006 mas pode ser adiada para 2007.

Durante a solenidade, Lula assistirá à assinatura de outros dois documentos de cooperação espacial, principal objetivo de sua visita de um dia à Rússia. Antes de um encontro particular com Putin, o presidente deixará flores no monumento ao soldado desconhecido nos Jardins de Alexandre. Entre outros assuntos, Lula discutirá também a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, do qual o Brasil quer se transformar em membro permanente juntamente com a Índia, Japão, Alemanha e outros candidatos do continente africano.

A viagem do primeiro brasileiro ao espaço foi estipulada em março deste ano pelo diretor da Roscosmos, Anatoli Perminov, e pelo diretor do Departamento de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa do Brasil, Carlos Leal Velloso. O astronauta chega hoje à noite a Moscou para começar os treinamentos no Centro de Preparação de Astronautas Yuri Gagarin.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.