Notícias

 | 14/10/2005 15h12min

Estados liberam carne maturada e leite pasteurizado de MS

Ministério da Agricultura reuniu secretários para discutir febre aftosa

O Distrito Federal e 14 Estados integrantes da zona livre de aftosa no Brasil decidiram flexibilizar as restrições ao comércio de produtos provenientes de Mato Grosso do Sul, onde ocorreu um foco de febre aftosa no município de Eldorado. Em reunião com o secretário de defesa agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel, os representantes dos Estados concordaram em não impor restrições ao trânsito e ao comércio de animais que não têm chances de contrair febre aftosa.

Os Estados concordaram também em não dificultar o trânsito e o comércio de carne desossada e maturada de bovinos e suínos, de produtos lácteos industrializados e couros tratados que cumprem as exigências de segurança sanitária da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Apenas o governo de Santa Catarina, que também tem condição de livre de aftosa, não concordou imediatamente com a abertura de barreiras e ainda vai analisar a situação.

As restrições só podem continuar valendo para os produtos provenientes dos cinco municípois (Eldorado, Itaqüiraí, Japorã, Iguatemi e Mundo Novo), que estão na área de risco.

– Num momento desse não é hora para pânico – disse o secretário Gabriel Maciel, que considerou o resultado da reunião positivo.

Sobre os R$ 3,5 milhões que o governo prometeu de forma emergencial para Mato Grosso do Sul, o Ministério da Agricultura alegou que está aguardando o plano de ação do Estado em relação à febre aftosa para liberar o recurso.

GUSTAVO BERNARDES/AGÊNCIA RBS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.