| 13/10/2005 14h45min
A escritora brasileira Lygia Fagundes Telles, autora do livro As meninas (1973), recebeu hoje o prêmio Camões, o mais importante da literatura em português. A premiação encerra a VIII Cúpula Luso-brasileira.
A escritora disse estar feliz pela distinção na cidade do Porto, no norte de Portugal, país que disse amar profundamente e onde afirma possuir antigas raízes familiares. O ato solene contou com a presença dos presidentes do Brasil e Portugal, Luiz Inácio Lula da Silva e Jorge Sampaio, respectivamente.
Na ocasião, Lula lembrou que o Camões é o prêmio mais importante da língua portuguesa e que sua instauração serviu para estimular os laços entre o Portugal, Brasil e os Estados lusófonos-africanos. O presidente agradeceu a contribuição da escritora à cultura brasileira e à língua portuguesa através de uma linguagem que definiu como "iluminada".
Em maio, no Rio de Janeiro, um júri elegeu a escritora brasileira como a vencedora do prêmio de 2005. O prêmio Camões foi criado em 1980 pelos governos de Portugal e Brasil para distinguir anualmente um escritor que contribua com sua obra para enriquecer o patrimônio literário na língua portuguesa. Nascida em São Paulo em 19 de abril de 1923, Lygia faz parte da Academia Brasileira das Letras desde 1985.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.