Notícias

 | 13/10/2005 14h45min

Lygia Fagundes Telles recebe o prêmio Camões em Portugal

Presidente Lula participou do ato de entrega da distinção à escritora brasileira

A escritora brasileira Lygia Fagundes Telles, autora do livro As meninas (1973), recebeu hoje o prêmio Camões, o mais importante da literatura em português. A premiação encerra a VIII Cúpula Luso-brasileira.

A escritora disse estar feliz pela distinção na cidade do Porto, no norte de Portugal, país que disse amar profundamente e onde afirma possuir antigas raízes familiares. O ato solene contou com a presença dos presidentes do Brasil e Portugal, Luiz Inácio Lula da Silva e Jorge Sampaio, respectivamente.

Na ocasião, Lula lembrou que o Camões é o prêmio mais importante da língua portuguesa e que sua instauração serviu para estimular os laços entre o Portugal, Brasil e os Estados lusófonos-africanos. O presidente agradeceu a contribuição da escritora à cultura brasileira e à língua portuguesa através de uma linguagem que definiu como "iluminada".

Em maio, no Rio de Janeiro, um júri elegeu a escritora brasileira como a vencedora do prêmio de 2005. O prêmio Camões foi criado em 1980 pelos governos de Portugal e Brasil para distinguir anualmente um escritor que contribua com sua obra para enriquecer o patrimônio literário na língua portuguesa. Nascida em São Paulo em 19 de abril de 1923, Lygia faz parte da Academia Brasileira das Letras desde 1985.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.