Notícias

 | 13/10/2005 14h07min

Mercados têm manhã de fortes perdas depois de feriado

Bovespa entrou a tarde com baixa de 3,42% e o dólar em alta de 1,30%

A manhã de hoje foi de números bastante negativos no mercado financeiro. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) caía 3,42% às 13h, com o Índice Bovespa em 29.568 pontos. O dólar à vista fechou a manhã em alta de 1,30%, cotado a R$ 2,261 na compra e R$ 2,263 na venda.

A desvalorização dos ativos brasileiros tem influência externa, mas com efeito retardado. Isso porque o nervosismo internacional foi mais intenso na ontem, dia em que o mercado brasileiro esteve fechado devido ao feriado de Aparecida. O motivo é mais uma vez o temor de aumento maior nos juros americanos.

– As bolsas americanas atingiram ontem o pior nível em seis meses, e os ADRs (American Depositary Receipts) brasileiros acompanharam esse movimento. Por isso, vários papéis da Bovespa já abriram com quedas de 3%, 4% - disse Júlio Martins, gestor do banco Prosper.

O desempenho das bolsas americanas continua negativo nesta quinta, mas sem o nervosismo da véspera. Os juros dos treasuries também continuam a subir, dando sustentação ao movimento negativo por aqui. No final da manhã, o Global 40, principal título brasileiro, tinha baixa de 0,74%, cotado a 117,63% do seu valor de face. O risco-país nacional subia 2 pontos, para 383 pontos centesimais.

Com o cenário turbulento, não houve espaço para a repercussão positiva do upgrade brasileiro, concedido na ontem pela agência de risco Moody's. A decisão da agência aconteceu um dia depois que a Fitch elevou a perspectiva do rating brasileiro, indicando que também poderá aumentar a nota do Brasil.

No cenário interno, o destaque é a aceleração do IPC-Fipe, que ficou em 0,59% na primeira quadrissemana de outubro. A taxa anterior era de 0,44%. Mais uma vez, a inflação foi puxada pelo setor de transportes, que reflete o aumento dos preços dos combustíveis. No mercado futuro de juros, todas as projeções operam em alta.

Entre as ações que fazem parte do Ibovespa, as maiores quedas são de Unibanco Unt (-5,85%) e Eletropaulo PN (-5,18%). A única alta do índice é de Tim Participações ON (+1,39%).

Na Europa, fecharam em queda as bolsas de Milão, (1,01% no índice S&P/MIB e 1,24% no Mibtel), Paris (0,99% no índice CAC-40), Madri (1,44% no índice Ibex-35) e Frankfurt (0,64% no índice DAX 30).

AGÊNCIA O GLOBO E AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.