| 12/10/2005 15h20min
O novo presidente do PT, Ricardo Berzoini, afirmou que já esperava uma disputa acirrada contra o deputado gaúcho Raul Pont no segundo turno das eleições internas do partido. Com 95% das urnas apuradas, Pont não tem mais chances de obter votos suficientes para ser eleito.
Em entrevista ao programa Gaúcha Repórter, da Rádio Gaúcha, Berzoini destacou que tentará trabalhar com a busca de consenso dentro da Executiva Nacional.
– Até porque a chapa de que participei tem menos de 50%, e acho isso bom tanto para a nossa chapa, porque deixaremos de ser responsáveis pela parte ruim, ou por tudo o que acontece de ruim ao partido, e ao mesmo tempo vamos ter que compartilhar com outras correntes as responsabilidades, os momentos difíceis e os momentos mais propícios dentro do partido.
Berzoini afirmou que uma de suas primeiras medidas será democratizar e dar transparência à área de gestão financeiro do PT, construindo um balanço sobre a política partidária de maneira negociada com outras correntes. O novo presidente também pretende montar um programa de governo para a próxima disputa eleitoral.
– Vamos trabalhar com o objetivo de agregar todos os setores do PT, e fazer a apuração de todos os fatos que ocorreram que foram prejudiciais à imagem do partido e viabilizar uma imagem positiva do PT junto à população.
Em relação aos parlamentares petistas envolvidos no escândalo do mensalão, o novo presidente afirmou que vai buscar diálogo com todos os segmentos para formular uma proposta que seja aceita por todos ou pela maioria partidária.
– Reconhecer que erros ocorreram, erros graves, mas também que estes companheiros não podem ser execrados, porque eles têm uma vida política positiva junto ao partido por mais de 20 anos, e merecem nosso respeito pelo momento difícil que estão passando, mas sem que haja impunidade.
Berzoini destacou que todos membros do partido que cometeram ilegalidades eleitorais serão punidas de acordo com o previsto em lei.
– Mas vamos exigir que todos os deputados que foram flagrados em ilegalidade sejam punidos. Não queremos encobrir nenhuma ilegalidade, mas não queremos um processo voltado apenas para prejudicar o PT.
Berzoini assume a presidência do partido no dia 22.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.