| 11/10/2005 09h51min
O secretário de Saúde dos EUA, Michael Leavitt, viajou hoje ao Camboja para observar as medidas adotadas contra novos surtos de gripe aviária, após visitar diversas fazendas avícolas da Tailândia.
Durante seu percurso por granjas da província de Saraburi, cerca de 120 quilômetros ao norte de Bangcoc, a delegação oficial americana doou máscaras protetoras a granjeiros, veterinários e funcionários tailandeses.
Leavitt, que na segunda alertou sobre o risco de a gripe aviária causar uma pandemia e pediu cooperação internacional para conter a doença, chegou à Tailândia no dia anterior acompanhado do chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Jong Wook Lee.
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou no mês passado o iniciou de um novo esforço internacional contra a gripe aviária e seu causador, o vírus H5N1, que na Ásia provocou a morte de 60 pessoas desde o fim de 2003, sendo 12 na Tailândia.
Um dos maiores exportadores de frango do mundo, a Tailândia sacrificou em quase dois anos mais de 40 milhões de aves a fim de evitar a propagação da gripe aviária.
No Camboja, Leavitt deverá assinar com o Governo um acordo de cooperação que, entre outras iniciativas, contempla o envio de especialistas e ajuda econômica no caso de surtos da gripe aviária.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.