Notícias

 | 07/10/2005 10h05min

Bancários catarinenses aderem à paralisação nacional

Movimento não contou com a participação de Santa Catarina ontem

O segundo dia da greve nacional dos bancários, hoje, terá a adesão dos trabalhadores de Santa Catarina. A decisão foi votada no final da tarde de ontem, em uma assembléia que contou com a presença de cerca de 500 funcionários, segundo o Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região.

A Polícia Militar está deslocando policiais para garantir o acesso da população aos postos de auto-atendimento nas agências do Centro da Capital. No Besc da Praça XV, por exemplo, cinco policiais arrancaram a faixa "estamos em greve" afixada pelos grevistas na porta do banco.

Os bancários reivindicam 11,77% de reajuste, mas os bancos ofereceram apenas 4%. Os trabalhadores fizeram paralisações pontuais durante o mês de setembro e pararam por 24 horas na quarta-feira da semana passada.

A Confederação Nacional dos Bancários entregou minuta de reivindicações aos bancos no dia 11 de agosto. Até o momento, houve quatro rodadas de negociações com a Federação Nacional dos Bancos.

Além do reajuste de 11,77%, os trabalhadores querem participação nos lucros, garantia de emprego, manutenção da 13ª cesta-alimentação conquistada em 2004, entre outras questões sociais e de saúde. A data-base dos bancários é 1º de setembro.

No Brasil, há cerca de 400 mil bancários.

CBN/DIÁRIO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.