Notícias

 | 04/10/2005 10h15min

Astronauta brasileiro poderia ir à ISS em 2006

Brasil e Rússia estudam a construção de centro de lançamentos sul-americano

Brasil e Rússia assinaram um pré-contrato sobre a ida do primeiro astronauta brasileiro à Estação Espacial Internacional (ISS), informou hoje Alexandr Medvedchikov, chefe adjunto da agência espacial russa Roscosmos.

– Assinamos o contrato prévio sobre a ida de um astronauta do Brasil à ISS, e é possível que em breve firmemos o convênio definitivo – disse Medvedchikov à agência Ria Novosti.

A assinatura do pré-contrato permitirá que o candidato brasileiro inicie os treinamentos no Centro de Preparação de astronautas Yuri Gagarin, localizado na Cidade das Estrelas, perto de Moscou.

– É possível que nosso hóspede chegue à Rússia nos próximos dias – ressaltou Medvedchikov.

A viagem do primeiro brasileiro ao espaço foi estipulada em março em Moscou pelo diretor da Roscosmos, Anatoli Perminov, e o diretor do Departamento de Assuntos Internacionais do ministério da Defesa do Brasil, Carlos Leal Velloso.

Na época, Leal Velloso informou que um oficial da Força Aérea do Brasil realizava, há quatro anos, um curso de capacitação para astronautas na Nasa, treinamento que, segundo Medvedchikov, torna mais do que provável sua ida ao espaço em 2006.

Rússia e Brasil decidiram desenvolver a cooperação espacial como parte dos programas nacionais que incluem, entre outros, a fabricação de foguetes brasileiros e a construção de um centro de lançamentos espaciais em território sul-americano.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.