| 03/10/2005 15h24min
Apesar da intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o bispo Luiz Flávio Cappio completou hoje uma semana de greve de fome contra um projeto oficial para a transposição do Rio São Francisco.
Rubens Siqueira, coordenador de uma comissão que acompanha o estado de saúde do religioso, afirmou que o bispo decidiu continuar a greve até que chegue em suas mãos um documento assinado por Lula anunciando o cancelamento do projeto. Após ter recebido ro apoio do Episcopado, o bispo recebeu nos últimos dias a visita de vários políticos, entre eles influentes senadores da oposição, que expressaram solidariedade a causa contra o projeto do Governo.
No último sábado, um enviado especial da Presidência entregou ao religioso uma carta na qual Lula explica que as obras às quais o bispo se opõe não foram iniciadas e que o projeto prevê medidas para reduzir o impacto ambiental e social. O objetivo de Lula era convencer o bispo a desistir do protesto. O presidente afirmou estar disposto a conversar sobre o projeto com o bispo e com quem se opuser à iniciativa.
Através da transposição do rio, o governo pretende levar água a regiões do Nordeste que sofrem com a seca. A água será levada da região Central do país, onde nasce o São Francisco, para as bacias fluviais atualmente secas, que serão usadas como canais para os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.