| 29/09/2005 20h54min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá nesta noite, no Palácio do Itamaraty, representantes e chefes de Estado de 12 países que fazem parte da Comunidade Sul-Americana de Nações. O jantar é parte da 1ª Reunião de Chefes de Estado da comunidade, que começa às 9h desta sexta, em Brasília.
Os países que confirmaram participação no encontro, além do Brasil, são Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Chanceleres sul-americanos fizeram uma reunião de trabalho preparatória hoje, no Itamaraty. Ao abrir o encontro, o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, defendeu a integração dos países de comunidades como o Mercosul, a Comunidade Andina de Nações (CAN) e a do Caribe (Caricom). Para ele, essa integração fortalecerá a Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa).
A abertura da reunião dos chefes de Estado, também no Palácio do Itamaraty, será feita pelos presidentes do Peru, Alejandro Toledo (que exerce a presidência temporária da Comunidade Sul-americana de Nações) e do Brasil. Em seguida, os chefes de Estado farão um relato sobre os encontros empresariais que antecederam a reunião.
Nesses encontros, os temas de discussão foram Financiamento e Transporte aéreo e Turismo. Também foi realizado o seminário Televisão e Integração da América do Sul. Os chefes de estado relatarão também os debates sobre Segurança cidadã e Energia, que ocorreram nas reuniões ministeriais da comunidade sul-americana.
A previsão é de que os trabalhos terminem às 13h, quando o presidente da Bolívia, Eduardo Rodriguez Veltzé, assumirá a presidência temporária da comunidade. Em seguida, o presidente Lula fechará o encontro.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.