Notícias

 | 25/01/2002 08h22min

Penitenciária de Florianópolis testa contêiner para presos perigosos

Imprensa não pôde conhecer novidade de perto

Em visita nesta quinta-feira (dia 24) a Florianópolis, onde veio conhecer projetos de ressocialização de apenados, o ministro Aloysio Nunes Ferreira Filho (Justiça) aproveitou para vistoriar uma inovação do sistema carcerário brasileiro. Trata-se da chamada Cela Prisional Móvel (CPM), um contêiner refrigerado com capacidade para oito detentos. A novidade está em fase de testes pelo Ministério da Justiça. A estrutura foi montada na quarta-feira no pátio externo da Penitenciária Estadual de Florianópolis, próximo a Casa do Albergado. Da Rua Delminda Silveira é possível ver o imenso quadrado de aço pintado de branco com uma caixa d'água azul em cima. Planejada para homens considerados de alta periculosidade, a CPM será 'inaugurada' nesta sexta-feira, dia 25, pelo assaltante e homicida Valdir Saggin, 36 anos.

Saggin foi recapturado no sábado passado em Curitiba (PR). Até ontem ele estava preso na Ala de Segurança Máxima da instituição. A imprensa não pôde acompanhar a vistoria do minsistro à CPM. De acordo com fontes ligadas à Diretoria de Administração Penal (Diap), a grande vantagem da CPM é que pode ser transferida para qualquer lugar em curto espaço de tempo. Além disso, o contêiner é considerado uma estrutura intransponível, ao contrário dos muros de delegacias, presídios e penitenciárias. A Diap garante que a estrutura conta com um eficiente sistema de climatização, apesar de não contar com janelas e ter aparência de ser um ambiente abafado.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.