Notícias

 | 24/09/2005 15h

Lula pede que produtores de café baixem os preços do produto

Presidente brasileiro participou da abertura da II Conferência Mundial do Café

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Colômbia, Álvaro Uribe, abriram hoje a II Conferência Mundial do Café instando aos países produtores e consumidores a buscarem um comércio mais justo.

– A reordenação do mercado internacional do café é um capítulo da luta por um comércio mais justo. Isso pode fazer a diferença entre a dignidade e a miséria – disse Lula no discurso de abertura da Conferência, em Salvador (Bahia).

Da reunião, que durará dois dias e que foi convocada pela Organização Internacional do Café (OIC), participam cerca 1.000 representantes dos países produtores e consumidores de café, que analisarão os problemas deixados pela dura crise sofrida pelo setor nos últimos anos.

Lula lembrou que o café é um cultivo que sustenta milhões de famílias em países pobres da América Latina, da África e da Ásia e que, apesar de o comércio mundial do grão ter crescido nos últimos dez anos, os lucros dos produtores tomam o sentido contrário.

 Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, além de ocupar o segundo lugar no mercado consumidor, motivos que levaram a Organização Internacional do Café a escolher o país para sediar o evento.

AGÊNCIA O GLOBO

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.