Notícias

 | 23/09/2005 09h58min

Cientista atribui fúria dos furacões a aquecimento do planeta

Lawton denuncia que aumento de gases na atmosfera provoca mudanças climáticas

Os furacões que afetam os Estados Unidos são uma conseqüência da mudança climática, afirma um renomado cientista britânico. A violência crescente do Katrina, que destruiu Nova Orleans, e a fúria do Rita, que ameaça o Texas, provavelmente são uma conseqüência das mudanças climáticas, afirma John Lawton, presidente da Comissão Real para o Meio Ambiente

Os furacões ganharam intensidade assim como tinha sido previsto pelos modelos obtidos em computadores como fruto da elevação das temperaturas no mar, explica Lawton, citado hoje pelo jornal britânico The Independent. Em um velado ataque ao governo dos Estados Unidos, Lawton criticou os neoconservadores desse país que se empenham em negar a realidade da mudança climática como conseqüência das emissões de CO2 e de outros gases gerados pela ação humana.

– Se os furacões fizerem com que esses individualistas do clima que vivem nos Estados Unidos finalmente percebam o problema que está surgindo, teremos conquistado alguma coisa nessa terrível situação – afirmou o cientista.

De modo mais geral, Lawton denunciou que há pessoas em várias partes do mundo que simplesmente não querem aceitar que as atividades humanas podem mudar e que estão realmente mudando o clima.

– Eu as comparo às pessoas que se empenhavam em negar que o cigarro provoca câncer – acrescentou.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.