Notícias

 | 22/09/2005 01h12min

Rita chega à categoria cinco e se intensifica no Golfo do México

No Texas, autoridades autorizaram evacuação de mais de um milhão

O Centro Nacional de Furacões (CNH), com sede em Miami informou na noite desta quarta que o furacão Rita, de categoria cinco, a máxima na escala Saffir-Simpson, se fortalece em sua passagem pelo Golfo do México a caminho do Texas.

Em seu boletim das 21h (hora de Brasília), o CNH informou que o olho do Rita estava perto da latitude 24,6 norte e da longitude 87,2 oeste, cerca de 915 quilômetros leste-sudeste de Galveston e cerca de 1.080 quilômetros leste-sudeste de Corpus Christi, ambas as cidades no litoral do Texas.

Segundo o CNH, o Rita arrasta ventos de 280 Km/h e rajadas de maior intensidade, por isso está sendo considerado um furacão de categoria cinco potencialmente catastrófico e espera-se que continue nesse curso durante as próximas 24 horas.

O Rita se desloca para o oeste cerca de 15 Km/h e espera-se que aumente essa velocidade nas próximas 24 horas, informa o boletim. A pressão central mínima do furacão é calculada em 897 milibares, e assim é considerado o terceiro furacão mais intenso na bacia do Atlântico.

Foi emitida uma vigilância de furacão para a costa do Golfo do México desde Port Mansfield (Texas) até Cameron (Louisiana) e uma vigilância de tempestade tropical para o leste de Cameron até Grand Isle (Louisiana) e desde o sul de Port Mansfield até Brownsville, ambas as cidades costeiras no Texas.

O governo do México emitiu uma vigilância de tempestade tropical para a costa nordeste do país desde o Rio San Fernando até o norte. Uma vigilância de furacão significa que são possíveis as condições de furacão dentro da área nas próximas 36 horas. Uma vigilância de tempestade tropical significa que são esperadas condições de tempestade tropical na área nas próximas 36 horas.

Segundo os prognósticos do CNH, o olho do Rita pode tocar a terra no litoral do Texas na manhã do sábado e as autoridades do Estado ordenaram a evacuação de mais de um milhão de pessoas. 

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.