| 20/01/2002 19h29min
O assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), pode ter ocorrido entre as 21h de sábado, dia 19, e 2h deste domingo, dia 20, segundo informações divulgadas pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Marco Vinicio Petrelluzzi. O deputado federal e advogado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT), que acompanha a necropsia do corpo do prefeito Celso Daniel informou que o crime deve ter ocorrido no local onde o cadáver foi encontrado com marcas de vários tiros. O número de disparos que atingiu Daniel ainda não é confirmado. Peritos acreditam que o prefeito pode ter sido agredido antes de morrer, já que o maxilar do cadáver estava quebrado. Cápsulas de arma calibre 9mm foram encontradas no corpo do prefeito.
A necropsia é feita neste domingo no Instituto Médico Legal na zona oeste de São Paulo. Os exames externos já foram concluídos e ainda nesta noite o corpo será liberado e levado para Santo André. O enterro deverá ocorrer somente na segunda-feira à tarde no cemitério Vila Assunção, mas o velório vai começar na noite deste domingo na Câmara Municipal de Santo André.
Um ato ecunêmico pela paz foi realizado nesta tarde no Paço Municipal de Santo André e reuniu milhares de pessoas. A cerimônia contou com a presença de diversas lideranças petistas, como os deputados federais José Genuino (SP) e Aloizio Mercadante (SP), a prefeita de São Paulo Marta Suplicy e o presidente de honra do partido Luiz Inácio Lula da Silva.
O corpo do prefeito Celso Daniel foi encontrado na manhã deste domingo, dia 20, pela Polícia Militar em Juquitiba, a 78 quilômetros sudoeste da capital paulista. A polícia se deslocou para o local após receber uma denúncia anônima. O cadáver estava na Estrada das Cachoeiras, bairro do Carmo, altura do km 328 da rodovia Régis Bittencourt.
O prefeito estava de bruços, com o rosto desfigurado. Os policiais acreditam que os seqüestradores teriam tentado desfigurar o rosto do prefeito para dificultar o reconhecimento do corpo.
O prefeito foi seqüestrado no final da noite desta sexta-feira, dia 18, ao sair de uma churrascaria na zona sul da capital paulista. O político estava de carona na Pajero blindada de um amigo, o empresário Sérgio Gomes da Silva, quando o carro deles passou a ser perseguido e atingido por vários tiros. Os seqüestradores arrancaram Daniel de dentro do veículo, o colocaram em uma Blazer preta e fugiram sem deixar pistas. O amigo do prefeito foi liberado logo em seguida.
Celso Augusto Daniel – prefeito reeleito de Santo André, município do ABC paulista – era também o coordenador o programa de governo do PT à Presidência da República. Professor universitário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) desde 1982, coordenou o curso de Economia da universidade no período de 1987 a 1989. Também trabalhou no mestrado e no curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O prefeito nasceu em 16 de abril de 1951, em Santo André. Era formado em engenharia pela Escola de Engenharia Mauá, em São Caetano do Sul (SP), em 1973, e mestre em administração pela FGV de São Paulo, em 1982.
Há dois meses, juntamente com outros 37 prefeitos do PT, recebeu carta com ameaça de morte.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.