Notícias

 | 11/09/2005 14h12min

Combate à fome começa a ser discutido na Guatemala

Conferência latino-americana busca medidas para acabar com o mal mundial

Autoridades e especialistas de toda a América Latina reúnem-se a partir de hoje, na Cidade da Guatemala, para discutir e trocar experiências sobre o combate à fome no mundo. A Conferência Latino-Americana sobre a Fome no Marco das Metas do Milênio, busca soluções para o mal que aflige cerca de 852 milhões de pessoas em todo o planeta, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO).

O coordenador-gral de Ações Internacionais de Combate à Fome, do Ministério das Relações Exteriores, conselheiro Milton Rondó Filho, revelou que há grande interesse dos países latino-americanos nas experiências brasileiras de estímulo à agricultura familiar, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf),  que visa a incentivar a produção de alimentos pela agricultura familiar, a partir de compra, sem licitação, de produtos para distribuição a pessoas em situação de insegurança alimentar.

O conselheiro destaca o papel de protagonista do Brasil na questão de segurança alimentar – tanto no âmbito da FAO quanto bilateralmente, com outros países latino-americanos. Milton Rondó Filho lembra que o Brasil sediará, em março de 2006, a Conferência Internacional de Reforma Agrária da FAO – a última conferência do gênero ocorreu em 1979.

A Declaração do Milênio, aprovada por chefes de estado e de governo de 18 países no ano 2000 estabeleceu como uma das metas a redução, pela metade, do número de pessoas que sofrem de fome e desnutrição entre 1990 e 2015. Os progressos alcançados até agora nos Objetivos do Milênio serão analisados em Reunião Plenária de Alto Nível convocada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 14 a 16 de setembro, em Nova Iorque (EUA).

AGÊNCIA BRASIL

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.