| 02/09/2005 22h27min
Com um gol de Genílson aos 43 minutos do segundo tempo, o Avaí derrotou o Náutico por 2 a 1 na noite desta sexta, dia 2, no Estádio da Ressacada, e encaminhou a sua vaga para o quadrangular final da Série B.
Com a vitória, o Leão da Ilha agora é o quinto colocado, com 32 pontos, enquanto o Náutico segue fora da zona de classificação, no nono lugar, com 30.
O time da casa abriu o placar com um gol de pênalti de Samuel, aos 35 minutos do primeiro tempo. Paulo Matos empatou aos 39 e Genílson, de cabeça, selou o placar final no finalzinho da partida.
Agora, o Leão da Ilha depende apenas de si para conquistar a vaga na segunda fase da Série B. Para isso, basta uma vitória ou um empate pela última rodada classificatória no confronto direto com o Guarani, no dia 10 (sábado) em Campinas (SP). No mesmo dia, o Náutico, que também está na briga por uma vaga, terá como adversário o rebaixado Caxias, em Recife (PE).
Nesta sexta, a partida começou em ritmo de festa. O time entrou em campo com a camisa do clube de 1924, confeccionada em comemoração aos 82 anos de fundação do Avaí. Assim que entraram no gramado, os jogadores retiraram as camisas, que foram distribuídas para o público da Ressacada.
Embalado pela grande torcida, o time teve um início de jogo fulminante, pressionando incessantemente a zaga do Náutico. Logo aos três minutos, o lateral Carlinhos bateu o escanteio, o camaronês Steve fez o cabeceio, a sobra ficou com Naílton que, de dentro da pequena área, chutou com muito perigo por cima da meta do goleiro Marcelo Pitol.
Apesar do ataque constante, o gol do Avaí só começou a se desenhar aos 31 minutos. O meia Micheal cruzou da direita e Batata colocou a mão na bola: pênalti. O atacante Fábio Oliveira foi para a cobrança e errou. O árbitro, porém, madou voltar pois o goleiro havia antecipado a defesa.
Insistente, Fábio Oliveira bateu a mão no peito e puxou de novo para si a responsabilidade do pênalti. Novo erro. No entanto, o goleiro do Náutico mais uma vez se precipitou e a terceira penalidade foi decretada. Desta vez, Samuel bateu e converteu: 1 a 0, aos 35 minutos.
Mas, a liderança azurra no placar não durou muito. Aos 39, Paulo Matos arrancou livre em contra-ataque e, livre, fuzilou para dentro do gol de Gilmar: 1 a 1.
Na etapa final, o Avaí diminuiu o ritmo e deu espaço para o perigoso Náutico. Diante da necessidade da vitória e do risco de levar um gol, o técnico Márcio Araújo promoveu uma mudança fundamental: tirou o meia Micheal para colocar Genílson.
E o atacante foi decisivo nos minutos finais da partida. Aos 43 minutos, ele recebeu um cabeceio de Fábio Oliveira de dentro da pequena área e testou com endereço certo: 2 a 1. Foi o fim da agonia da torcida avaiana, que já começava a fazer os cálculos matemáticos de classificação caso a partida ficasse mesmo no empate.
Confira a galeria de fotos. ANA LETÍCIA DA ROSAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.