| 02/09/2005 15h54min
A Agência Internacional de Energia (IEA, sigla em inglês) confirmou que seus países-membros irão liberar 2 milhões de barris por dia de petróleo para os Estados Unidos por um período inicialmente fixado em 30 dias. Metade da quantia deverá ser cedida por refinarias européias, incluindo as da Alemanha, França, Espanha, Grã Bretanha, Itália e Canadá. O restante virá das reservas americanas de petróleo.
Os preços da gasolina já subiram perto de 50% em relação aos valores praticados na semana passada após a passagem do furacão Katrina e o presidente dos EUA, George W. Bush, pediu aos americanos que economizem o combustível. Diferentemente dos países europeus, os Estados Unidos não têm reservas de gasolina, tendo focado seus esforços energéticos na composição de estoques de óleo cru para o caso de interrupção no abastecimento do Oriente Médio.
– É evidente que nós vamos ajudar os Estados Unidos – disse o chanceler alemão, Gerhard Schroeder.
A França também manifestou solidariedade ao país, por meio de um comunicado divulgado pelo Ministério da Indústria. Ao falar em um encontro de ministros de relações exteriores da União Européia em Wales, na Flórida, o ministro chefe da União Européia, Javier Solana, disse que os Estados Unidos terão tudo o que quiserem.
Mas o petróleo europeu vai demorar ao menos 10 dias para chegar aos Estados Unidos e muitos dos navios tanque já estão afretados, atravessando o Atlântico.
Os membros da União Européia têm reservas emergenciais substanciais. A França espera fornecer cerca de 92 mil barris por dia de gasolina aos EUA; a Grã Bretanha deve fornecer 73 mil barris por dia, enquanto a Espanha deverá ceder cerca de 70 mil barris diários.
A última vez que A Agência Internacional de Energia liberou suas reservas estratégicas foi em 1991, quando uma coalisão liderada pelos EUA retirou as tropas iraquianas do Kuwait.
A Agência, criada após a crise de 1973/1974 para proteger consumidores, requer que seus países membros mantenham estoques equivalentes a, pelo menos, 90 dias de importações líquidas.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.