Notícias

 | 31/08/2005 23h37min

Senador quer anular relatório que traria prova de mensalão

Documento de relatores de CPIs teve conteúdo divulgado na imprensa

O senador Sibá Machado (PT-AC) anunciou no final da noite desta quarta em reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) do Mensalão que pedirá a anulação do relatório da comissão. O motivo é a suspeita de que houve vazamento do texto para jornalistas.

A leitura do relatório, elaborado em conjunto com a CPI dos Correios, está prevista para amanhã, às 15h.

Segundo reportagem exclusiva veiculada pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, na noite desta quarta, o relatório das CPIs dos Correios e do Mensalão vai sugerir a cassação de 18 deputados. No documento, seria confirmada a existência de provas sobre o pagamento do mensalão – a suposta mesada paga a integrantes da base governista para que votassem com o Planalto.

O relatório, que só ficou pronto no começo desta noite, é composto por 53 páginas. O texto dos relatores indicaria que não há legitimidade em mandatos financiados com dinheiro ilegal. O chamado caixa dois é classificado como uma agressão ao estado democrático de direito.

A nomeação de pessoas em estatais como forma de arrecadação para os partidos políticos também é condenada no relatório, que cita o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) como prova, por ter vivenciado os fatos.

Marcos Valério e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares aparecem, no documento, como os operadores do mensalão. O relatório também cita artigos do regimento interno que obrigam o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), a mandar os nomes dos deputados envolvidos diretamente para o Conselho de Ética.

AGÊNCIAS CÂMARA E O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.