| 29/08/2005 11h50min
Os ventos do furacão Katrina arrancaram parte do teto do estádio Superdome de Nova Orleans nesta segunda, o que fez com que milhares de pessoas que estão refugiadas no local tivessem de ser removidas para outras áreas do recinto.
O Superdome, um estádio de futebol americano com capacidade para mais de 70 mil pessoas, abriga desde ontem 10 mil pessoas, a maioria pessoas pobres que não tinham dinheiro para deixar a cidade diante da chegada do Katrina.
O estádio era considerado o mais seguro dos 10 lugares escolhidos para abrigar a população da cidade, que tem 1,3 milhão de habitantes. O furacão, que tocou terra cerca de 65 quilômetros de Nova Orleans, tem ventos de 240 km/h.
Além dos problemas no teto e da aparição de goteiras, o grande estádio também está sem eletricidade e o sistema de ar condicionado não funciona, o que causa desconforto e incerteza entre os refugiados, dos quais centenas são crianças.
O gerador de emergência foi suficiente apenas para ligar algumas luzes e refrigeradores, mas não para sustentar todo o sistema de ar condicionado.
As autoridades não informaram exatamente a extensão dos danos no teto do Superdome, mas disseram que algumas partes haviam se soltado e que era aconselhável a tranferência dos refugiados a áreas mais seguras, debaixo das arquibancadas de concreto.
O Superdome da Louisiana tem 82 metros de altura, o equivalente a um prédio de 27 andares.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.