| 10/08/2005 18h51min
O faturamento (vendas reais) da indústria catarinense caiu 9,26% no primeiro semestre de 2005 em relação ao mesmo período do ano passado.
A informação faz parte de um levantamento divulgado nesta quarta-feira pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
O resultado é um sinal de que as indústrias estão formando estoques, já que, segundo o IBGE, a produção da indústria no Estado cresceu 6,5% no mesmo período.
Os dados também confirmam constatação da última sondagem industrial da Fiesc, quando as grandes indústrias responderam que no terceiro trimestre aumentaram seus estoques.
A Fiesc avalia que a política econômica, especialmente a valorização do real, é a principal explicação para os números, já que o Estado tem forte perfil exportador.
O indicador das vendas no primeiro semestre foi influenciado principalmente pelo desempenho do segmento de madeira (afetado pela variação cambial, pela exportação de produtos com menor valor agregado e pela queda do preço do produto no mercado externo devido à concorrência), vestuário (prejudicado pelo clima e pela concorrência dos produtos estrangeiros) e papel (com vendas menores devido à taxa de câmbio e queda do preço do produto em dólar no mercado externo).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.