| 07/08/2005 15h36min
Os eleitores ainda têm dúvidas sobre o referendo do desarmamento, marcado para 23 de outubro em todo o país. Na consulta todo eleitor brasileiro terá que responder sim ou não à pergunta: "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?".
Segundo a assessoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o processo de justificativa para quem não pode votar onde seu título está registrado é o mesmo das eleições comuns. A justificativa deve ser feita nos postos, das 8h às 17h. No período de propaganda que antecede o referendo serão divulgados os locais dos postos de justificativa.
Outra dúvida freqüente entre os eleitores é sobre o local de votação. É o mesmo em que o eleitor vota, informa o TSE. Os jornais farão a divulgação dos locais antes da consulta. A urna, eletrônica, também é a mesma usada em todas nas eleições. O eleitor escolherá sua resposta e confirmará o voto.
De acordo com a assessoria do TSE, as propagandas que vão mostrar os argumentos de quem é contra e de quem é a favor da proibição da venda de armas de fogo no país começarão a ser veiculadas no rádio e na televisão 30 dias antes da data do referendo.
O TSE esclarece ainda que a votação no referendo é facultativa para os eleitores que têm 16 anos ou mais de 70. Para os maiores de 18 anos, entretanto, a votação é obrigatória.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.