Notícias

 | 03/08/2005 13h24min

Senador tucano denuncia suposta lavagem de dinheiro

Dinheiro seria remetido para agência do Banrisul nas Ilhas Cayman

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) apresentou, nesta quarta, requerimento para que o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) especifique movimentos de contas na unidade do banco nas Ilhas Cayman. Segundo Álvaro Dias, recursos que superam US$ 1,1 milhão, transferidos pela agência de Marcos Valério para a Guaranhuns Empreendimentos, não foram para o ex-deputado Valdemar Costa Neto (PL-SP), que renunciou ao mandato. A quantia teria sido remetida para uma conta do Banrisul no paraíso fiscal.

A Garanhuns seria o braço de uma conexão entre o Banco Rural e o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza para remessas de valores a paraísos fiscais. Questionada pelo senador no depoimento à CPI dos Correios, a diretora de finanças da agência SMP&B, Simone Vasconcelos, disse desconhecer que existam remessas ilegais de dinheiro da agência para o Exterior.

– Sei por Marcos Valério que os recursos para a Guaranhuns (Empreendimentos) no Brasil iam para o PL. Desconheço qualquer remessa de recursos para a sede da empresa em Montevidéu – limitou-se a dizer Simone Vasconcelos.

Em depoimento na terça-feira à Polícia Federal, Simone explicou que o sistema de saques em dinheiro na agência Brasília do Banco Rural, iniciado em janeiro de 2003, foi substituído em 2004 por depósitos nas contas da empresa Bônus Banval - quando o dinheiro era destinado ao PT - e para a Guaranhuns quando eram destinados ao PL.

Segundo Álvaro Dias, este volume que ultrapassa os US$ 1,1 milhão foi desviado da Guaranhuns do Brasil para a sede no Uruguai até seguir para dois bancos americanos, de onde foram novamente remetidos ao Brasil por doleiros para uma conta no Banrisul nas Ilhas Cayman. Ambos os bancos dos Estados Unidos tiveram suas operações encerradas pela Receita norte-americana após comprovação de ilegalidades, citou o senador.

– Encaminho um requerimento para solicitar ao banco brasileiro que encaminhe à CPI as informações financeiras de empresas que tenham contas em Cayman – disse Álvaro Dias.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.