| 02/08/2005 20h49min
A América do Sul pretende ser uma Zona de Livre Comércio em 2010, disse hoje o chanceler chileno, Ignacio Walker, na II Reunião de Ministros das Relações Exteriores da região, realizada em Guayaquil.
– Acertamos a aceleração do compromisso que existe na região em relação à queda de tarifas protecionistas, para criar uma Zona de Livre Comércio e, neste sentido, pensar eventualmente no ano de 2010 – declarou Walker.
O chileno afirmou aos chanceleres e vice-chanceleres sul-americanos que parece "razoável" que o processo de integração inclua também a aceleração do processo de adequação tarifária para criar uma Zona de Livre Comércio na região. Segundo Walker, a proposta teve "muito boa aceitação" na reunião de Guayaquil, e por isso presume que poderia ser incluída entre aquelas que serão debatidas na I Cúpula da Comunidade Sul-Americana, que ocorrerá em Brasília nos dias 29 e 30 de setembro.
– Em 2007, no marco da Associação Latino-americana de Integração (ALADI), 84% do intercâmbio interno do grupo terá tarifa zero – disse o chanceler chileno, ao reafirmar que a América do Sul também pode caminhar nesse sentido.
Walker participa da reunião de Guayaquil junto com os chanceleres Celso Amorim (Brasil), Antonio Parra Gil (Equador), Rafael Bielsa (Argentina), Alí Rodríguez (Venezuela) e Manuel Rodríguez Cuadros (Peru). Bolívia, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Guiana e Suriname enviaram seus vice-chanceleres.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.