Notícias

 | 28/07/2005 17h52min

Embrapa lança livro sobre a história da mandioca no Brasil

Tubérculo contribui para a alimentação de cerca de um bilhão de pessoas

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, lançou nesta quarta a publicação “Mandioca: o Pão do Brasil”, editada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O lançamento faz parte das comemorações do 145º aniversário da Ministério da Agricultura.

Com 284 páginas em cores e farta ilustração, a obra reúne em uma única publicação os vários aspectos que integram a trajetória da mandioca no Brasil, com destaque para os aspectos culturais, alimentares e industriais. Além de capítulos sobre a cultura da mandioca, produção, emprego dos derivados e mercados (nacional e internacional), o livro faz um panorama das pesquisas brasileiras em torno da mandioca, com destaque para os esforços recentes voltados para a biofortificação e o desenvolvimento de novos produtos.

O publicação tem como autores Neuza Cavalcanti, historiadora, Carlos Estevão Leite Cardoso, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA) e Marney Pascoli Cereda, pesquisador do Centro de Tecnologias para o Agronegócio – CETeAgro (Campo grande – MS).  A obra será comercializada  pela Embrapa e terá edições em português, inglês e francês.

Muito apreciada de norte a sul e de leste a oeste, a mandioca, que se estende hoje por mais de 1,7 milhão de hectares do território brasileiro, juntamente com o milho, o arroz e a cana-de-açúcar constitui uma das principais fontes energéticas dos povos que habitam o mundo tropical.

Além de contribuir para alimentar cerca de um bilhão de pessoas em todo mundo, a mandioca, uma matéria-prima privilegiada com uso comprovado em vários ramos da atividade industrial, torna-se hoje objeto de enormes esforços tecnológicos que buscam qualificar os seus subprodutos, sobretudo o amido, tornando-os aptos a concorrer nos mercados nacional e internacional.

Ao se afirmar também como fornecedora de proteínas e vitaminas, a mandioca vem chamando a atenção dos pesquisadores por suas novas potencialidades no campo da nutrição, passando a ocupar um lugar de destaque nos vários centros brasileiros de pesquisas.

As informações são da Embrapa.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.