Notícias

 | 15/07/2005 10h44min

IGP-10 registra deflação de 0,37% em julho

Resultado confirma previsão de freio na queda dos preços

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) registrou uma taxa negativa de 0,37% em julho, segundo dados divulgados hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em junho, a taxa apresentara deflação de 0,41%. No ano, o IGP-10 acumula alta de 1,8% e, nos últimos 12 meses, de 5,86%. O resultado confirma os prognósticos da FGV de que as deflações deverão ser mais suaves, após um período de queda acentuada de preços iniciado em maio.

Entre os três índices que compõem o IGP-10, o Índice de Preços no Atacado (IPA) passou de -1,10% em junho para -0,64%, em junho. O recuo menos acentuado dos preços ocorreu em razão das matérias-primas agropecuárias, com entressafra em produtos como bovinos, e dos produtos acabados por conta das pressões de alimentos processados, produtos "in natura" e combustíveis.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) passou de variação positiva de 0,51% para deflação de 0,04%. As principais contribuições para a perda de fôlego da inflação vieram dos grupos alimentação e vestuário.

Na construção civil também houve desaceleração. O Índice Nacional de Construção Civil (INCC) apresentou variação de 0,64%, contra 2,21% do mês de junho, com o menor impacto dos reajustes da mão-de-obra.

Com informações da Agência O Globo e FGV.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.